Os primeiros anos de vida são decisivos para a formação da criança, pois se trata de um período em que ela está construindo sua identidade e grande parte de sua estrutura física, afetiva e intelectual. Sobretudo nessa fase, devem-se adotar várias estratégias, entre elas as atividades lúdicas, que são capazes de intervir positivamente no desenvolvimento da criança assegurando-lhe condições adequadas para desenvolver suas competências.
Nesta fase ocorre rapidamente o desenvolvimento físico, as habilidades motoras, a compreensão e a fala. A criança é ativa, aprende por meio de experiências sensoriais, isto é, tocando, manuseando, ouvindo e movimentando-se.
Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, higienização, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal. Neste processo, a Escola Creche Planeta do Saber auxilia no desenvolvimento da capacidade de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis.
A música e o movimento estão sempre presentes nas atividades. Estimulamos com cantos alegres que motivam e provocam os movimentos das crianças, utilizando objetos coloridos e atraentes.
O “brincar, puro e simples” estará inserido na rotina diária, como primeiro e principal objetivo. Tudo deverá ser trabalhado de forma acolhedora e alegre, propiciando às crianças atividades que, na verdade, são gostosas brincadeiras!
Inserir as crianças nas tradições de nossa cultura também é nossa preocupação. É importante para as crianças o contato com a música, a literatura e a arte.
As crianças também participam de atividades através das quais entram em contato com as características do nosso ambiente físico, ou seja, descobrem sensações, texturas, formas, tamanhos, papéis, garrafas, tampinhas, potes, massinhas, tecidos, tintas, etc.
No berçário, Infantil e fundamental (1ª série) trabalhamos com o desenvolvimento de projetos que são construídos a partir da perspectiva que cada turma apresenta no decorrer do ano.
Contamos também com dois profissionais para completar ainda mais o ensino e a qualidade de nossa escola. Uma nutricionista, auxiliará nos cardápios e comportamentos alimentares dos alunos, estando em constante contato com os professores. E uma Psicopedagoga que acompanha os processos de aprendizagem das crianças, identifica as dificuldades e os transtornos que interferem na assimilação do conteúdo.